Acesso Vascular | Sala 6B

Descrição: Workshop destinado à melhoria nas técnicas de punções vasculares (venosa, arterial e central), com técnicas guiadas por ultrassonografia, novos dispositivos e curativos diferenciados.

Programação: Será realizada introdução ao tema, com demonstração de diferentes situações onde o uso da ultrassonografia pode determinar o sucesso da punção, exemplificadas por imagens obtidas pela USG. E também dados de medicina baseada em evidência e protocolos, indicando e justificando a técnica.

Aula Horário
Estações Práticas 14h00 – 17h00
Estação de visualização – Aqui serão demonstradas e treinadas técnicas de escaneamento para diferentes sítios de punção arterial e central.
Estação de punção – Serão praticadas técnicas de punção, tanto em plano (“in plane”) como fora de plano (“out of plane”).
Estação de cateteres – Apresentação de diferentes tipos de cateteres (periféricos, centrais, arteriais), com diferentes tecnologias na prevenção de infecções, e material de punção intraóssea.
Estação problema – Caso clínico a ser discutido para diagnosticar problemas e falhas na técnica de punção utilizada, e suas consequências ao paciente e seu desfecho.
Estação curativos – apresentação de diferentes tipos de curativos e suas tecnologias na prevenção de infecção.